Síncrona ou Assíncrona? Qual a melhor forma de ensinar e aprender um idioma em tempos de isolamento social?

Assícrona ou Síncrona

O uso da Internet no ensino de línguas não é nenhuma novidade, assim como não é novo ensinar inglês à distância. De fato, isso já vinha sendo feito, principalmente em sua forma conhecida como Assíncrona, que, apesar do nome diferente, nada mais é do que o tipo de estudo que não acontece em tempo real, o aluno é alimentado com material já pronto e/ou vídeos gravados. A interação é feita por fóruns de discussão ou grupos de WhatsApp.

No entanto, com o avanço da Internet e de novas necessidades e exigências dos consumidores de conteúdo educacional, outras formas de ensino foram se desenvolvendo e tomando força, duas delas, especificamente são bem interessantes, a Síncrona e a Híbrida. Daí, você pode se perguntar: O que são e como elas podem me ajudar na escolha da melhor opção? Em um quadro de isolamento no qual vivemos, as 3 formas de aprendizado são boas alternativas ou em certos casos, boas substitutas das aulas presenciais, especialmente para quem tem uma agenda apertada e precisa de flexibilidade.

A aprendizagem Síncrona, em uma linguagem mais próxima, consiste no ensino em tempo real, onde alunos e professores interagem simultaneamente, assim como no modelo presencial, porém com muito mais recursos tecnológicos de interação e produção.

Antes vista com desconfiança ou como uma curiosidade, hoje em dia, a aprendizagem on-line vem tomando forma e cada vez mais fazendo parte da vida das pessoas. A ideia de estudar onde quiser, ou não ter que se deslocar do trabalho ou de suas casas, foi fazendo com que as pessoas dessem mais chances ao estudo on-line, consequentemente gerando o aperfeiçoamento do ensino e adequação às necessidades dos alunos.

Desta forma chegamos à mistura do que há de melhor nos modelos Síncronos e Assíncronos, criando assim algo chamado de Aprendizagem hibrida. Tipicamente, um bom exemplo disto é uma plataforma completa de ensino na internet.  Ou seja, com material didático, atividades interativas, vídeos, áudios, jogos, tarefas de casa, quadro negro virtual e etc. Temos praticamente uma escola completa virtual. Graças ao ensino híbrido podemos ter os professores ao vivo para interagir e tirar dúvidas de imediato, mas também podemos, enquanto off-line fazer tarefas extras ou o dever de casa, rever o que foi estudado ou praticar o que foi aprendido através de jogos ou outras atividades.

Ainda longe de rivalizar com o ensino oferecido nas escolas físicas, o ensino de idiomas on-line cresce, em boa parte devido à necessidade de distanciamento social, outra devido aos avanços tecnológicos voltados para essa área. Ele cresce tanto em quantidade de adeptos, quantidade de opções e também em qualidade, chegando ao ponto de levantarmos questões sobre a permanência ou não desse estilo de aprendizado de uma vez por todas em nossa rotina.

Posted in ensino online and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *